ASSOCIAÇÃO FAROL REMIGENSE: Construindo cidadania, iluminando Sonhos e despertando talentos no Brejo paraibano há mais de 6 anos

19:14 0 Comments


 Por: Aline Herculano, Damião Gutemberg, Iara de Jesus, Jailson Souza e Larissa Santana

      A associação Farol Remigense foi fundada dia 23/04/2008 pelo casal de empresários: Alcides Balbino e Sueli Moreira, com o objetivo de transformar as ações sociais da cidade de Remígio-PB.   
      Para entendermos melhor o que significa a criação da associação e os seus objetivos, vamos inicialmente falar da abrangência desta ação filantrópica:   
      A noção de filantropia é suficientemente antiga para ser tomada como elemento constituinte natural das sociedades atuais. Isso pode ser o resultado de um valor intrínseco aos seres humanos: a solidariedade. Esse valor consiste no fato de a necessidade de um ser humano ser interiorizada por outro e de essa interiorização levar a uma reação (portanto, uma ação) desse indivíduo, justificada pelo mero fato de que existe alguém com uma necessidade que precisa ser atendida.   
      Essa qualidade humana é valorizada em praticamente todas as religiões e culturas. Assim, a solidariedade deve ser entendida como o reconhecimento e uso por parte do doador de que ele é possuidor de diversos dons, talentos, capacidades e bens, que devem ser colocados, gratuitamente, à disposição das necessidades de outras pessoas.
     Com o evoluir da humanidade, porém, esse entendimento foi se concentrando nos bens e, particularmente, nos recursos financeiros que poderiam ser disponibilizados para os necessitados. Assim, surge a filantropia que aqui chamaremos de “tradicional” - baseada na decisão de indivíduos que, voluntariamente, atendem aos necessitados, mas de forma assistencialista, isto é, partindo das necessidades básicas de sobrevivência do ser humano, como alimentação, vestimenta, albergue etc.
Essa postura está inserida dentro de uma visão bastante difundida pelas religiões, que é o entendimento de que “dar” é uma expressão de amor ao próximo e, consequentemente, a satisfação de um desígnio divino.           
     O entendimento da filantropia “tradicional” ainda é muito importante em nossos dias. Ele representa um segmento da sociedade civil que, diante da necessidade do ser humano e de sua incapacidade de acessar recursos, programas e serviços de responsabilidade dos governos, organiza-se dentro de um sistema alternativo para prover esses bens e serviços, por meio de recursos privados colocados em benefício público. Embora de relevância na constituição de uma sociedade mais justa e solidária, essa visão alternativa não traz mudanças das relações existentes dentro da sociedade. Assume papel suplementar à ineficiência do Estado, aproximando-se de uma visão caritativa para com os excluídos dos bens e serviços oferecidos pelo setor público.   
       Há, porém uma segunda abordagem para a filantropia. É quando ela atua como um segmento da sociedade civil que busca construir um sistema alternativo da situação de exclusão do ser humano, seja ela representada pela exclusão social ou pela econômica, política ou cultural. Essa abordagem utiliza o recurso privado para o beneficio público, buscando transformar a sociedade, a partir de programas e projetos criativos, testes modelos que tornam serviços e bens mais acessíveis, construção de relações entre diferentes setores e grupos sociais, geração de capital humano e social,
influência em políticas públicas. Seu compromisso é com a mudança da sociedade, com a alteração do status.   
      Após termos o entendimento do que podemos considerar como ações filantrópicas agora vamos conhecer as ações e projetos mantidos pela ASSOCIAÇÃO FAROL REMIGENSE que dispõe de: Atividades de apoio a educação, Produção teatral, Produção musical, Pintura e Eventos.   
     A associação dispõe de aulas de ballet, com a condução de profissionais que profissionalmente atuam nos mais famosos ballet Paraibanos. Isto despertou o interesse não tão somente do publico Remigense, hoje as aulas também atende dentro da sua cede crianças que vem das cidades vizinhas de Arara, Areia e Esperança.

As alunas de ballet da associação Farol Remigense possuem acompanhamento profissional

      O incentivo a pintura é uma forma de promover na cabeça das crianças e jovens atendidos pela associação, alguns valores que foram se perdendo com o passar do tempo, nas aulas são oferecidas não tão somente as telas ou tintas para realização dos trabalhos, são passados textos, atividades e busca através de livros e revistas para que tomem consciência a importância do que significa transpor a partir de um pincel, as ideias que podem ficar marcadas por toda uma vida.


Uso de atividades artísticas como pinturas e artes plásticas para o desenvolvimento criativo

      As atividades musicais são as mais procuradas pelos jovens da cidade, e isto não é toa, a associação dispõe de professores capacitados, preparados e que tem a experiência necessária para lidar com o público infantil, estes devem ser alguns dos aspectos predominantes para que esta atividade seja desenvolvida e consiga prender a atenção de quem busca aprender o que lhe é proposto. É fundamental que o ensino de Musica seja feito de modo agradável e divertido para que o ambiente na hora do ensinar/aprender surta efeito positivo, tanto para quem ensina, como para quem aprende. A prática de aula de musica desenvolve habilidades, define conceitos e conhecimentos e estimula o aluno a observar, questionar, investigar e entender o meio em que vive e os eventos do dia a dia, através da musicalidade. Além disso, estimula a curiosidade, imaginação e o entendimento de todo o processo de construção do conhecimento de forma sonora e descontraída.

 As crianças são estimuladas ao aprendizado de instrumentos musicais, como: violino e teclado

      A música é uma linguagem universal tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Suas atividades de musicalização permitem aos alunos conhecer melhor a si mesmo, desenvolvendo sua noção de esquema corporal e, também permitindo a comunicação com o outro, contribuindo de maneira facilitadora de descontração, como reforço no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo.   
Portanto, através da música, o professor tem uma forma privilegiada de alcançar seus objetivos, podendo explorar e desenvolver características. O aluno com a educação musical cresce emocionalmente, afetivamente e cognitivamente, desenvolvendo sua coordenação motora, acuidade visual e auditiva, bem como memória e atenção e, ainda, sua capacidade e sua criatividade na comunicação.    
      O sucesso obtido em tão pouco tempo pelas aulas de músicas oferecidas na associação chamou a atenção dos seus idealizadores, passaram a perceber que já não estavam mais comportando a quantidade de alunos que estavam surgindo a cada nova aula, pensaram então na ampliação e para isto colocaram no papel a criação de um projeto, e assim surgiu o PROJETO MUSICANDO PARA A VIDA.
      Para criação deste projeto foi buscada uma parceria com o BANCO DO BRASIL da cidade, ao analisar e ver a importância do projeto foi conseguido a aprovação de recursos para compra dos instrumentos e manutenção dos mesmos.   


     O PROJETO MUSICANDO PARA A VIDA se expandiu, e com isto a associação criou a FANFARRA SIMPLES FAROL REMIGENSE, que é composta exclusivamente por alunos do projeto, e tem a frente instrutores jovens, isto de maneira estratégica para maior facilitação da comunicação com as crianças e jovens que compõem a fanfarra.

Apresentação da fanfarra Farol Remigense nas ruas de Remígio

      Hoje a Fanfarra é responsável por conduzir algumas escolas nos desfiles cívicos do 7 de setembro da cidade, bem como também é constantemente convidada para apresentações em outros municípios.   
      Mesmo sem a criação da associação, o casal de empresários Alcides Balbino e Sueli Moreira há mais de 10 anos realizavam na cidade FESTIVAL DA CRIANÇA, todos os dias 12 de outubro. Esta festa é realizada com o objetivo de distribuir presentes, doces, salgados, picolés e as mais diversas guloseimas que as crianças adoram, e  ainda também com um parque gigantesco para que possam brincar, tudo isto com a intenção de proporcionar um dia diferenciado para aqueles (a) que fazem parte das classes mais baixas da cidade.   
O interessante é que com o passar do tempo e a criação da associação este dia diferente para as crianças da cidade só teve a ficar ainda melhor, a festa tornou-se a maior e mais bem organizada de todo brejo Paraibano. Diversas empresas passaram a ajudar e oferecer seus serviços para ampliação da diversão das crianças que hoje tem a certeza que a cada novo 12 de outubro a festa irá ser ainda maior.
      A festa realizada pela associação hoje atende e recebe crianças de todas as cidades do brejo Paraibano, as ruas da cidade tornam-se pequenas diante de tanta alegria e estrutura montada para oferecer aos pequenos um dia especial e como de fato merecem.







No dia do FESTIVAL DA CRIANÇA realizado pela associação, todas as atividades desenvolvidas por ela são apresentadas como as fotos a seguir demonstram.


Conheça mais sobre a associação no site: https://www.facebook.com/farol.remigense.35?fref=tsFarol Remigense

Unknown

InterAÇÃO é quando ocorre o envolvimento de duas ou mais pessoas empenhadas a trabalhar juntas onde a ação de uma provoca uma reação na outra.

0 comentários: